quinta-feira, 31 de maio de 2012

08 de junho - Inauguração da Comunidade das Irmãs Lourdinas de Guarabira




Está prevista para o próximo dia 08 de junho, a inauguração da Comunidade das Irmãs Lourdinas de Guarabira, que será instalada na Santa Terezinha, próximo a Associação do Bairro.
O evento vem sendo aguardado por todos os moradores, que passarão a contar com a assistência das religiosas no âmbito da catequese, liturgia e aconselhamentos.

Um grupo de três religiosas já está na cidade desde o dia 24 de março, quando houve a ereção canônica do instituto na cidade promulgada pelo Bispo Diocesano de Guarabira, Dom Lucena.
A Comunidade estava funcionando provisoriamente em um apartamento cedido pela Paróquia Nossa Senhora da Luz no centro da cidade e tem a coordenação da Ir. Helena (NSL)

Conheça um pouco mais da história das Lourdinas:

As Religiosas da Imaculada Conceição de Nossa Senhora de Lourdes, procuram viver a inspiração de seus fundadores através da união íntima com Cristo, e a serviço dos irmãos, atender, sempre que possível, às necessidades da Igreja local onde estão inseridas, ocupando-se além da Educação, com comunidades de inserção, pensionatos, casa de acolhida e de retiros e missões.

Tendo como pilares de sua ação evangelizadora:

O CARISMA: ser sinal de vida e esperança, testemunhando o amor salvífico de Deus manifestado em Lourdes.

A ESPIRITUALIDADE: Eucarístico - Marial

O ESPÍRITO: Simplicidade e alegria Esses pilares são concretizados no Lema: “A CRISTO POR MARIA”, através do qual o instituto divulga o seu Carisma. A vivência, as suas obras e a sua Missão, materializam sua ação evangelizadora.

Romaria de Pentecostes e de Frei Damião


Milhares de fiéis, romeiros, compareceram à celebração de Pentecostes e dos 15 anos de saudades do Frei Damião de Bozanno
A partir das 13h30, as equipes de acolhida se posicionaram nas entradas da cidade de Guarabira encaminhando o povo para a Praça da Catedral N. Sra. da Luz, onde um grupo de jovens animava e rezava com todos. Às 14h30, o Bispo diocesano, Dom Lucena, sacerdotes, diáconos, autoridades constituídas, Seminaristas, Religiosos e Religiosas consagrados e consagradas, missionários e missionárias, romeiros e romeiras, comunidades eclesiais, pastorais, movimentos, serviços e todos os fiéis seguiram da Catedral em caminhada ao Memorial e Santuário Frei Damião, na Serra da Jurema. Dom Lucena afirmou que oEspírito Santo é gerador de unidade. 

 

 

   

sexta-feira, 25 de maio de 2012

DEPRESSÃO NÃO É BRINCADEIRA!


Da mesma forma que: “nem só de pão vive o homem”, assim também: nem só de tristeza vive a depressão. Na verdade, ela é uma doença, cujo sofrimento psíquico é intenso e de uma angústia interminável. A pessoa depressiva traz na alma aquela dor profunda, que consome suas motivações, energias e, o mais grave, esgota o seu sentido de vida. É uma realidade sufocante. Não há sonhos nem perspectivas futuras. Palavras como: ânimo, disposição, humor, coragem, desejo e vontade são retiradas do dicionário do depressivo.
Infelizmente, o alcance da depressão, na vida de uma pessoa, é bastante amplo. De primeiro, ela pode atingir o organismo, causando distúrbios no sono. O indivíduo dorme demais para fugir da dor, sabendo que quanto menos acordado ficar, menos sofrerá. Há outros que desenvolvem fortes crises de insônia. Vale lembrar que nem toda insônia é provocada pela depressão. Contudo, entre os depressivos, o ato de não conseguir dormir é um sintoma causado devido à angústia permanente.  Ainda na dimensão orgânica, pode se observar alterações no apetite (se alimentar demais ou de menos), cansaço sem justificativa, imunidade baixa e ideia permanente de doenças imaginárias (hipocondria).
Na perspectiva da inteligência, o conhecimento da pessoa é comprometido. A imagem que ela possui de si é, extremamente, negativa. Não costuma culpar aos outros. Pelo contrário, culpa a si. Sente-se vitimada pela vida e por aqueles que estão à sua volta. Não possui iniciativa, ficando indecisa e impotente quando é convidada a agir. Nesse caso, escolhe ficar reclusa, escondida em suas dores, do que ter que tomar decisões. É o início do isolamento social. Amigos e qualquer evento que envolva pessoas são deixados de lado. O depressivo prefere a escuridão e o falso refúgio do quarto. Ali é seu espaço seguro e o cárcere, onde sua esperança é enterrada aos poucos.
As lágrimas são recorrentes. O depressivo chora não pela situação em si, mas, sobretudo, pela dor existencial que não passa: aquela angústia enraizada no íntimo da alma. Se há uma doença que consegue ferir a realidade mais profunda da pessoa, o nome dela é depressão. Ninguém fica depressivo porque quer ou porque é fraco. Em sã consciência, ninguém escolhe tamanho sofrimento.
Muitas são as suas causas, podendo ser provocada por uma disposição natural, de caráter hereditário ou biológico, repassado de pais para filhos ou na baixa quantidade de serotonina e norepinefrina (neurotransmissores / neuroreceptores) no desempenho das funções mentais. Ela também é ocasionada por pensamentos e percepções no ambiente familiar e à interpretação que damos às pessoas e fatos, de modo negativo. Em outros casos, suas razões estão na dificuldade de resolver problemas graves, tais como: perseguição no trabalho, crise financeira, traição, perda de um ente muito querido, separação conjugal, entre outros. E, por último, nas respostas que concedemos aos estímulos do meio externo, por introversão, desamparo, pessimismo ou por crises de inadequação. Essas são apenas algumas causas. Na real, a depressão é um verdadeiro iceberg.
A pessoa depressiva necessita de fé, aprendendo a acreditar em si, para só depois confiar em Deus. Dia após dia, é fundamental ressignificar o sentido da vida, sabendo que a sua continuidade também depende da determinação. A partir de casos clínicos e grupos de experimentos, já foi comprovado que os pacientes de fé respondem mais rápido ao tratamento. Aqueles que não creem também se recuperam com qualidade, mas de forma mais pausada ou lenta. Talvez, pelo sentimento que nós religiosos possuímos de querer prolongar a vida.
A partir da fé, é fundamental procurar a ajuda terapêutica de um bom psicólogo. Nesse importante acompanhamento, o profissional auxiliará o depressivo a modificar a visão negativa que possui de si e do contexto em que está inserido. Juntos, paciente e psicólogo, traçarão metas para superar o mal da depressão. A fonte de tamanho sofrimento é vista de forma real, sem defeitos, erros, culpas e remorsos. É como se um peso enorme fosse retirado das costas da pessoa.
Só quem viveu a depressão, acompanhou ou conviveu com um depressivo compreende a intensidade dessa dor. Diante de um alguém com um sofrimento psíquico ou espiritual é necessário respeito, dedicação e reverência. Perder a calma com um depressivo ou subestimar o que ele é capaz de fazer é um verdadeiro desacato para com sua dor física, psíquica e moral.
Hajamos com fé e caridade, tendo a esperança de que a cura é real e possível, antes que atinja níveis altíssimos, inclusive com a possibilidade de atentado contra a própria vida. Às vezes, vemos a depressão a partir de nós, querendo que a pessoa se recupere a todo e qualquer custo, chegando a pensar que aquilo não passa de frescura ou de doença de rico. Não é assim. Ela deve ser enfocada com fé, seriedade e tratamento. No fim das contas, além da angústia interminável, está o amor incondicional do Pai: “E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou, Jacó, e te formou, Israel: Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu. Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti!” (Is 43,1.4).
Pe. Robson de Oliveira, C.Ss.R.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

FESTA DE PENTECOSTES


No domingo, 27 de maio, a Diocese de Guarabira celebrará Pentecostes e a 19ª Romaria ao Memorial Frei Damião, uma das Sete Maravilhas da Paraíba. Será feita memória do dia em que o mistério pascal atingiu sua plenitude no dom do Espírito Santo, derramado sobre a Igreja nascente. Nesse dia, completam-se15 anos do falecimento de Frei Damião.

As celebrações terão início, às 14h30, na Catedral de N. Sra. da Luz, de onde sairá a Romaria: as caravanas das comunidades eclesiais, passando pelas ruas e avenidas, subindo pela Serra da Jurema até o Santuário Frei Damião. No Santuário haverá a Celebração Eucarística, presidida por Dom Lucena com a participação de todo o clero e o povo de Deus das Paróquias e Áreas Pastorais da Diocese de Guarabira.


domingo, 20 de maio de 2012

Setor Diocesano da Juventude


O Setor Diocesano da Juventude é um espaço de comunhão e participação para unir e articular todos os segmentos juvenis diocesanos num trabalho conjunto na “Evangelização da Juventude”.

A missão do Setor, nesse sentido, é favorecer a integração e o diálogo, além de propor algumas diretrizes comuns para a evangelização, considerando as necessidades de cada realidade diocesana e as especificidades de cada segmento juvenil.

Fazem parte do Setor as experiências de evangelização juvenil existentes na Diocese: Pastorais da Juventude, Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades, Congregações Religiosas que trabalham com juventude, Catequese Crismal, Pastoral Vocacional, Pastoral da Educação, Pastoral Familiar e outros segmentos eclesiais envolvidos com evangelização juvenil.


“De acordo com tua fé é que receberás”. (Mt 9,29)

Pe. Roberivaldo Antônio da Silva
Padre Referencial do Setor
Diocesano da Juventude


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dia Mundial das Comunicações Sociais

Dia 20 de maio será celebrado o Dia Mundial das Comunicações Sociais. A Pascom Diocese de Guarabira, convida todos os agentes da Pastoral da Comunicação, imprensa e profissionais da comunicação para participarem da Missa a ser celebrada, neste domingo dia 20 de maio, às 08h30, na Catedral da Luz, em Guarabira, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Lucena. Pedimos aos profissionais, que levem seus instrumentos de trabalho para serem abençoados!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dia do Gari - 16 de Maio


Os povos da Antigüidade, enquanto eram nômades, não necessitavam de água canalizada, rede de esgoto ou remoção de lixo. Passaram, contudo, a ter problemas com o saneamento básico quando começaram a viver num local fixo. 

Embora Roma, em 753 a.C., possuísse serviço de esgoto e a melhor rede de estradas, ainda não contava com serviço de limpeza pública. Era comum os cidadãos romanos deixarem o lixo em qualquer lugar, a exemplo do que infelizmente acontece em algumas de nossas grandes cidades. 

Em 1354, a cidade de Londres foi pioneira ao estabelecer que o lixo deveria ser removido da frente das casas uma vez por semana. Mas a população costumava jogar o lixo nos rios. Já em 1407, todos foram instruídos a guardar o lixo dentro de casa até ser levado pelo coletor; essa prática perdurou por séculos. 

Por volta de 1500, Paris era conhecida como a cidade mais suja da Europa. Os parisienses continuaram a jogar o lixo nas ruas, embora o governo coibisse esse costume. Foi somente a partir de 1919 que cerca de trezentos veículos começaram a circular na cidade para fazer a coleta. Nessa época, o uso do cesto de lixo foi decretado obrigatório. 
No Brasil, a política de saneamento e limpeza pública é exercida pelo governo municipal. 

Os lixeiros, que passam de casa em casa recolhendo o lixo, lembram em muito as práticas de antigamente, embora estejam fazendo uso de novas ferramentas de trabalho. Os lixeiros são também chamados de "garis". A origem desse nome deve-se ao fato de o governo do Rio de Janeiro ter contratado, em 11 de outubro de 1876, um empresário para fazer a limpeza urbana. Naquela época, as ruas da cidade eram imundas, com muitos focos de doenças. O contratado foi o francês Aleixo Gary, cujo nome se tornou sinônimo dos limpadores de rua. Em 1885, Gary já era também responsável pela limpeza das praias, transportando o lixo para a ilha de Sapucaia. Manteve essa atribuição até 1891, ano em que se afastou de sua empresa de limpeza, entregando-a um parente, Luciano Gary. No ano seguinte, o governo do Rio de Janeiro comprou a falida empresa de Gary, pagando a quantia de 232.238 contos de réis.

Amar para além do agora Pe. Zezinho, scj


Os que se amam querem-se para além do corpo: são cúmplices de alma. Ele descobre nela o mistério e a importância de ser mulher, porque ela ou é, ou será mãe dos seus filhos. Ela descobre nele o mistério e a importância de ser homem, porque ele será ou é o pai dos seus filhos. O que os move não é apenas o prazer do sexo: é o prazer da pertença, da presença e da continuidade. Também há libido e desejo carnal, mas há um algo mais que transcende ao corpo, à libido e ao desejo.

Para eles as palavras eu te amo, eu te quero, tem outra dimensão. Ela pode contar com ele para o que der e vier, ele conta com ela, sempre, para o que der e vier. Nem um, nem outro acham palavras para descrever o que realmente sentem um pelo outro, mas um sabe o que o outro sente.

Toda essa gama se sentimentos duradouros que incluem confiança, esperança, perdão, admiração, desejo, eles condensam numa palavra: "amor". Assim se tratam. E quando são religiosos, atribuem a Deus a graça de um haver encontrado o outro. Num mundo de bilhões de pessoas, de repente os dois se acharam e de tal maneira se encaixaram que há séculos pareciam ter sido feitos um para o outro.

Era alguém como ele que ela buscava, alguém como ela que ele buscava. Um dia, em algum lugar, em determinada circunstância, os dois olhares se cruzaram. Não se imaginam separados nunca mais, nem mesmo na eternidade.

É por isso que amar é diferente. Isto que se vê nas capas de revistas de bancas, nos vídeos pornográficos, nos programas ousados de televisão, em novelas, nas praias e nas ruas é desejo oculto ou expresso de acasalamento momentâneo. Amar é outra coisa. Casais que se amam sabem a diferença. Os que descobrem que não se amavam e pessoas que jamais amaram, terão um pouco mais de dificuldade para entender esta relação. Por isso, é preciso ouvir os que amam. São donos de si mesmos, mas sabem que já não se pertencem. Amam-se porque um descobriu parte do mistério do outro! O que falta eles pretendem descobrir durante um longo casamento. O amor quando é amor, trabalha com o mistério do tempo... 

www.padrezezinhoscj.com 

terça-feira, 15 de maio de 2012

Benetton pede desculpas ao Vaticano por imagem manipulada do Papa


O grupo Benetton divulgou uma nota, nesta terça-feira, 15, na qual se refere sobre o uso da imagem de Bento XVI em campanha publicitária intitulada UNHATE, em novembro de 2011. 
No comunicado, a empresa demonstrou arrependimento por ter ferido a sensibilidade do Santo Padre e dos seus fiéis, e garantiu que "todas as fotografias manipuladas do Papa foram retiradas do circuito comercial, e se empenha em não realizar no futuro outras utilizações da imagem do Sumo Pontífice sem a prévia autorização da Santa Sé".



quinta-feira, 10 de maio de 2012

Governador assina ordem de serviço de pavimentação em Casserengue nesta sexta-feira

Quinta-feira, 10 de maio de 2012 - 15h36

Mais uma ordem de serviço para pavimentação de rodovia será assinada pelo governador Ricardo Coutinho, nesta sexta-feira (11), às 15h30, na cidade de Casserengue. Trata-se da PB-107, no entrocamento da PB-105/Cassengue, com 10,5 km. A rodovia, que contempla 33.751 habitantes, beneficia diretamente os municípios de Solânea e Casserengue, na região do Brejo. Será mais uma sede municipal beneficiada com acesso pavimentado no atual governo.
Com a pavimentação da PB-107, que faz parte do Programa Caminhos da Paraíba, o Governo do Estado vai investir R$ 3.927.075,71. Os recursos são do Tesouro do Estado e CAF (Corporação Andina de Fomento). Pela rodovia trafegam diariamente, em média, 150 veículos, entre automóveis, camionetas, ônibus, caminhões e motos.  A obra será iniciada neste mês de maio.
Os principais serviços executados durante toda a construção são terraplenagem em cortes e aterros, sistema de drenagem para águas pluviais e subterrâneas, pavimentação asfáltica, cercas delimitadoras da faixa de domínio, gramagem e paisagismo em taludes e sinalização horizontal e vertical.
A rodovia promoverá o desenvolvimento social e econômico da região;  ampliação e modernização da infraestrutura rodoviária do Estado; integração dos municípios da região; e oferecerá economia, conforto e segurança aos usuários da rodovia; maior geração de empregos e melhoramento da qualidade de vida da população local.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Eucaristia, nosso remédio contra as doenças espirituais

Você precisa ser uma pessoa profundamente eucarística, porque só o calor que emana da Santíssima Eucaristia pode matar todos os “micróbios espirituais” adquiridos numa vida sexual errada. Assim como se coloca uma seringa contaminada para ser esterilizada numa autoclave, é preciso estar diante de Jesus Sacramentado para sermos descontaminados de toda impureza. 

Só por meio da Santíssima Eucaristia, comungando frequentemente e adorando Jesus no Santíssimo Sacramento é que conseguiremos forças para prosseguir numa vida de santidade.

Se você contraísse qualquer doença grave, é certo de que tomaria todos os remédios que o médico lhe indicasse. O remédio para acabar com as doenças espirituais é a Eucaristia. É o próprio Corpo e Sangue, Alma e Divindade do Nosso Senhor Jesus Cristo, remédio eficaz para o corpo e para a alma.

Comungando o Corpo do Senhor, nossos pensamentos, sentimentos, ideias e fantasias serão purificados. A descontaminação acontece pela Eucaristia.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

O que eu faço para não julgar as pessoas?

Refletir sobre nossas fraquezas é coisa de que não gostamos de fazer! Sempre que nos deparamos com alguma limitação, nossa maior tendência é dar um jeito de consertar a situação, livrar-nos da insegurança provocada por ela e – infelizmente – esperar que qualquer outra fraqueza apareça e nos faça sofrer de novo!

É que nos falta reflexão! Falta-nos coragem e maturidade para olhar o que é fraco em nós – como indicadores de campos de trabalho – e não como fracassos. Exatamente por isso é que talvez você nunca tenha pensado que, todas as vezes em que você julga alguém, na verdade, está também demonstrando quem você .                                                                    

A intimidade do beijo Vivido corretamente eleva o nível do relacionamento


Na vida conjugal, o envolvimento íntimo é perfeitamente concebível e muito importante de ser cultivado. Entretanto, alguns casais que já convivem há algum tempo podem deixar de lado alguns pequenos hábitos – característicos dos envolvimentos românticos – sem perceber. Quando é comentado sobre o assunto, dizem ter perdido o romantismo, que isso é coisa própria de “namoradinhos” ou de recém-casados… Mas o romantismo na vida conjugal não acontece, exclusivamente, na vivência da intimidade sexual, tampouco está compreendido em um determinado período da vida das pessoas.
 
Sabemos que algumas intimidades não podem ser vividas com os amigos, pois eles pertencem a outro nível de relacionamento. Abraçamos e beijamos nossos colegas, pais, irmãos; mas aquele tipo de beijo que sonhávamos em dar quando éramos adolescentes, hoje só tem seu devido valor se for dado naquela pessoa que faz nosso coração palpitar e nos faz suspirar quando pensamos nela.
 
Podemos imaginar o assombro que foi na época em que o primeiro beijo na boca foi apresentado como parte do enredo dos filmes nos cinemas. Entretanto, em alguns casamentos a surpresa está em perceber que há muito tempo os casais deixaram de suspirar por viver tal “assombroso” encanto.
O beijo na boca é um dos carinhos que, dado ao valor de sua intimidade, eleva a qualidade do relacionamento, por isso é necessário como complemento para o envolvimento sexual dentro do casamento. Não me refiro aqui aos “selinhos” que trocamos na pressa do dia a dia ou a outros beijos que damos ao cumprimentar os colegas, mas ao caloroso beijo na boca. Isso faz parte do romantismo dentro da vida conjugal. 
 
Alguns jovens têm a ideia, equivocada, de que no relacionamento amoroso deve haver obrigatoriamente a intimidade sexual. Para eles, os indicadores de que o namoro está em franco desenvolvimento quase sempre são medidos pela frequência do envolvimento íntimo. Se compararmos alguns casamentos com o modo como alguns namoros acontecem, poderíamos dizer que muitos cônjuges estão vivendo como amigos, quiçá como irmãos. Haverá momentos na vida conjugal em que o casal poderá agir, também, como amigos; assim como haverá outros em que, na intimidade, o cônjuge preferirá, certamente, ter a companhia do(a) esposo(a) mais romântico (a).

Não podemos permitir que os nossos casamentos se esvaziem daqueles carinhos próprios de casais; deixando de viver como pares apaixonados. Se a intimidade do 
beijo na boca está deixando de acontecer entre os casais, esse é o primeiro sinal da rarefação do romantismo que, um dia, embalou os nossos namoros. Se há casais que, dentro do casamento e gozando de plena saúde, ainda assim, não vivem tal intimidade, infelizmente, não estão vivendo um relacionamento romântico, mas sim a afabilidade fraternal.
 
Da mesma maneira como aconteceu no começo do namoro, quando passamos da fase do andar de mãos dadas e dos abraços até viver a intimidade do beijo, que possam ser esses os caminhos da retomada.
 
Dado Moura
contato@dadomoura.com
Dado Moura é membro aliança da Comunidade Canção Nova e trabalha atualmente na Fundação João Paulo II para o Portal Canção Nova como articulista. Autor do livro Relações sadias, laços duradouros
Outros temas do autor: www.dadomoura.com
twitter: @dadomoura
facebook: www.facebook.com/reflexoes

Paraíba decreta situação de emergência por causa da seca


Devido à falta de chuvas, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB),
 decretou nesta segunda-feira (7) situação de emergência em 170 municípios
do Estado – 76% do total de 223 municípios paraibanos.

O decreto foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (8) e tem o objetivo
 de agilizar a liberação de recursos federais nas áreas de abastecimento e
apoio aos agricultores que perderam suas plantações.
A estiagem vem causando sérios prejuízos aos trabalhadores rurais da Paraíba.

Para decretar situação de emergência nessas cidades, o governo levou em
 consideração os pareceres da Agência Executiva de Gestão das Águas da
 Paraíba (Aesa) e da Defesa Civil do Estado. Conforme os documentos
apresentados, a região do semiárido paraibano apresenta baixo nível pluviométrico.

O governador disse estar preocupado com os efeitos da seca no Estado, que traz consequências como falta de água para consumo humano e animal e prejuízos à agricultura e pecuária.

Dentre as ações realizadas pelo governo para minimizar os efeitos da estiagem
estão a construção de cisternas, barreiros e sistemas simplificados de água.
Todas as ações são feitas em parceria com o governo federal, que no final
de abril anunciou apoio aos Estados nordestinos que sofrem com os efeitos da seca.

“São mais de 2,6 milhões de paraibanos atingidos pela seca. Essa situação
requer o máximo de esforços do governo do Estado e prefeitos, para que
consigamos reduzir os efeitos ocasionados pela escassez de chuvas para
 as pessoas, a agricultura e a pecuária”, declarou Coutinho.

Ele disse também que alertou os prefeitos para a necessidade de decretarem
situação de emergência, “caso contrário, as pessoas não terão acesso a
benefícios como o Bolsa Estiagem, o crédito agrícola ou a alimentação animal”.

O decreto do governo paraibano estabelece que a situação de anormalidade
é válida exclusivamente para as áreas dos municípios nos quais o desastre
 natural seja comprovado.

Com o decreto do governador, os órgãos de Sistema Nacional de Defesa Civil,
 sediados dentro e fora da Paraíba, estão autorizados a prestar apoio suplementar
aos municípios afetados pela estiagem, mediante prévia articulação e integração
 com a Gerência Executiva Estadual de Defesa Civil.
Por: UOL

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Pe Fabio de Melo



"O meu esforço como padre não é recordar as pessoas de que elas são pecadoras, mas o meu esforço é recordar que elas tem jeito". Padre Fábio de Melo

sábado, 5 de maio de 2012

Tradicionais Festas Religiosas




O Santuário de Nossa Senhora de Fátima,
em Araruna,
localizado no Parque Estadual Pedra da Boca,
se prepara para mais uma Tradicional Festa Religiosa da padroeira.
O encerramento será dia 13 de maio.




Santuário Frei Daminhão
em Guarabira
no quarto domingo de maio (27)
Por ser dia de Pentecostes
a Diocese inteira estará representada.
A tarde a procissão sai de Guarabira até o santuário,
Onde será celebrada a Missa Diocesana de Pentecostes

sexta-feira, 4 de maio de 2012

PALAVRAS DO BISPO DOM LUCENA SOBRE A 50ª ASSEMBLÉIA GERAL DA CNBB


Nos dias 18 a 26 de abril de 2012, estive na cidade de Aparecida, na Casa da Mãe, Nossa Senhora Aparecida, juntamente com meus irmãos Bispos do Brasil para a 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. As Assembleias da CNBB são sempre muito esperadas por todos nós, Bispos, porque é sempre um encontro fraterno de irmãos. A experiência da comunhão manifesta-se na colegialidade dos bispos, oriundos das mais diversas, significativas e desafiadoras realidades, e testemunham sempre mais a unidade da Igreja de Cristo, que, seguindo o seu Mestre e Senhor, deseja ser no mundo e na sociedade o sacramento de salvação. Em um país continental como o Brasil, de múltiplas diversidades sociais, culturais e religiosas, somos chamados a viver, na diversidade, a unidade do anúncio do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, nesta Assembleia, produzimos um Documento pastoral sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, que será divulgado em breve.Apresentaindicações pastorais muito concretas para que a Palavra de Deus, de fato, se torne a fonte, a referência e motivação constante da vida e da missão evangelizadora e pastoral de nossas comunidades eclesiais. De fato, a Igreja vive de Jesus Cristo, seu Senhor e princípio, cabeça e pastor. A força da Igreja está na Palavra de Deus. AIgreja é, antes de tudo, discípula e servidora da Palavra de Deus. A Palavra proclamada torna-se pão que alimenta toda pessoa. Esta Assembleia foi marcada por diversos aniversários: 60 anos de criação da CNBB, 50 Assembleias Gerais e 50º aniversário do Concílio Vaticano II. Este será lembrado, com muitos eventos e iniciativas, ao longo dos próximos 4 anos em todo o Brasil. Tudo foi devidamente lembrado e planejado durante esses dias de trabalho, com a participação de mais de 300 bispos do Brasil, alguns teólogos, especialistas, convidados e colaboradores, tendo em sua totalização um número aproximado de 450 participantes. Lembramos dos assuntos de liturgia, análise conjuntural, mensagem sobre as eleições municipais, Jornada Mundial da Juventude, Ano da Fé, Nota sobre a Reforma do Código Penal, Nota em defesa dos territórios e dos direitos dos povos indígenas e demais populações tradicionais, decisão do STF a respeito de fetos anencefálicos, ações da Igreja no Haiti através de Cáritas Brasileira, relatórios de atividades das 12 Comissões Episcopais, aprovação do projeto de solidariedade entre as Dioceses para a formação do clero, realização das eleições para os delegados da CNBB no Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização. Vários outros assuntos foram discutidos, e documentos, notas e mensagens oficiais dos Bispos foram publicados. O representante do Papa, Dom Giovanni D’Aniello, presidiu a Celebração Eucarística de encerramento da Assembleia Geral na Basílica Nacional com todo o Episcopado Brasileiro e iniciando sua missão como Núncio Apostólico no Brasil.Na Casa da Mãe Aparecida, unidos como Bispos e Povo de Deus, vivemos intensamente a presença de Cristo Ressuscitado. Por tudo isso, irmãos e irmãs, louvo e agradeço sempre a Deus por me dar a oportunidade de viver a alegria desse encontro fraterno de irmãos que, unidos a todo o povo das Igrejas Particulares de todo o Brasil, constroem o Reino de Deus, anunciado e testemunhado por Jesus Cristo. Neste dia mundial de orações pelas vocações, nós entendemos a missão que é oferecida a todos. Portanto, devemos rezar principalmente por aqueles que se dedicam de modo especial a Cristo, e que são sinais de Jesus, o único Pastor.

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena 
 Bispo de Guarabira(PB)


Campanha de vacinação contra gripe começa neste sábado


Começa neste sábado, 5 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe em todo o país. O objetivo é imunizar a população contra a gripe A H1N1, que se tornou pandemia em 2009, além de dois outros tipos do vírus influenza: A (H3N2) e B.
A meta é proteger 24,1 milhões de pessoas, entre idosos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, indígenas e profissionais da saúde. Para isso, o Ministério da Saúde contará com mais de 65 mil postos de vacinação espalhados, entre fixos e móveis, além de 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais. No total, serão 240 mil profissionais da área da saúde envolvidos na campanha.
Crianças vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses com intervalo de 30 dias. Aqueles que já receberam uma ou duas doses no ano passado, deverão tomar apenas uma agora, em 2012. As demais tomarão dose única.
A ação, que acontece até 25 de maio em todo o Brasil, reforça que, ao contrário do que muitos divulgam, a vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, pois é feita de fragmentos de vírus incapazes de causar infecções. Interessados em participar da campanha devem procurar o posto de saúde mais próximo e buscar informações sobre agendamento e horário de atendimento.
Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe
Onde: postos de saúde de todo o Brasil
Quando: de 5 de maio a 25 de maio

Reunião Solene pela Beatificação de FREI DAMIÃO



Convidamos a todos para comparecerem e divulgarem a Reunião Solene pela beatificação de FREI DAMIÃO, que se realizará no dia 08 de maio de 2012, no Plenário da Assembléia Legislativa de Pernambuco, às 18:00 h.

O processo de beatificação e canonização de Frei Damião, no Vaticano, em Roma, deverá ficar pronto dentro de dois anos. A previsão foi dada pelo frei Jociel Gomes, religioso que está responsável pela causa no Brasil. 
Nascido na Itália, Frei Damião dedicou à vida às missões religiosas. Foram 66 anos de santas missões, percorrendo as cidades do Nordeste, ouvindo confissões, fazendo sermões. Ele tinha graves problemas respiratórios, foi internado várias vezes e, em 31 de maio de 1997, aos 98 anos, morreu. O corpo foi velado na Basílica da Penha, no Recife.

Padre Rufus morre nesta quarta de parada cardíaca



O pregador indiano Padre Rufus morreu na última quarta-feira, 2, de uma parada cardíaca. O padre morreu enquanto dormia, segundo informação publicada pela Irmã Kelly Patrícia no Facebook.
Em março deste ano, o padre esteve em Fortaleza, onde proferiu palestra no III Misericórdia Brasil, que atraiu milhares de fieis. O padre era presidente da Associação Internacional de Cura e Libertação e reconhecido mundialmente pelo trabalho ligado ao exorcismo.
Em entrevista ao O POVO, o sacerdote indiano disse ter um propósito: trabalhar para ajudar as pessoas. Queria vê-las livres do mal, da possessão do demônio, das doenças espirituais. O religioso visitou 90 países visitados intercedendo pela libertação. “Por isso que o demônio não gosta de mim”, justificou.

terça-feira, 1 de maio de 2012

CORRIDA DE MOTO CROSS EM CASSERENGUE- 01-05-2012











Maio, mês dedicado a Maria, Mãe de Jesus e da Igreja



Alegra-te Maria , cheia de graça
o Senhor é contigo
bendita és tu entre as mulheres
e bendito é o fruto do teu ventre
Jesus
Santa Maria , Mãe de Deus ,
roga por nós, pecadores
agora e na hora de nossa morte
Amém

História do dia do Trabalho


O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.