quarta-feira, 13 de março de 2013

Novo papa escolhe o nome Francisco 1º



A Igreja Católica anunciou às 20h14 (16h14 de Brasília) desta quarta-feira (13) quem é seu novo papa: o cardeal Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, da Argentina, foi o escolhido para suceder Bento 16 no conclave que começou na terça-feira (12) e terminou hoje, às 19h07 (15h07 de Brasília), quando a fumaça branca tomou a praça São Pedro, após cinco escrutínios. O nome papal escolhido pelo cardeal Bergoglio é Francisco 1º.
O nome do novo papa foi revelado após o famoso "Annuntio vobis gaudium, habemus Papam" ("anuncio uma grande alegria: temos um papa"), feito pelo cardeal francês Jean-Louis Tauran. 
Jorge Mario Bergoglio, que nasceu em 17 de dezembro de 1936, se tornou arcebispo de Buenos Aires desde 1998 e foi nomeado cardeal em 2001, por João Paulo 2º, é o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica.

sábado, 9 de março de 2013

Oficial: Conclave começa dia 12 de março

 




A Sala de Imprensa Vaticana informou, às 17h40 (13h40 no horário de Brasília), a data do Conclave, o qual se realizará na terça-feira, 12 de março. Na parte da manhã, será celebrada a tradicional Missa Pro Eligendo Pontifice e, à tarde, os cardeais ingressam na Capela Sistina.
O Colégio Cardinalício tomou a decisão na oitava Congregação Geral realizada na tarde de hoje, às 17h (13h horário do Brasil). Depois de 40 minutos, jornalistas do mundo inteiro, que fazem a cobertura deste momento histórico, tomaram conhecimento do anúncio.
Como se realizará o Conclave?
Na manhã do dia 12 de março, será realizada a Missa Pro Eligendo Pontifice, ou seja, uma celebração solene na Basílica de São Pedro que abre oficialmente o Conclave. À tarde, os cardeais ingressam na Capela Sistina e, logo em seguida, o mestre das celebrações litúrgicas do Sumo Pontífice profere a famosa frase latina Extra Omnes, por meio da qual ordena que somente os cardeais eleitores permaneçam para a votação.
Preparação para o Conclave
Em coletiva de imprensa realizada às 13h (9h horas no Brasil), o porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, já havia sinalizado que a data do Conclave poderia ser divulgada ainda hoje. Lombardi informou que a Capela Sistina já está sendo preparada para a eleição do novo Papa e será aberta aos jornalistas neste fim de semana.
O porta-voz da Santa Sé também apresentou aos jornalistas imagens exclusivas do local onde os cardeais eleitores ficarão hospedados durante as votações. O edifício Domus Sanctae Martha, que foi construído durante o pontificado de João Paulo II, abrigará os cardeais durante as votações, os quais estão proibidos de manter qualquer tipo de contato  pela internet ou pelo telefone celular. O Vaticano já providenciou, inclusive, bloqueios de comunicação desde que se iniciaram as congregações que antecediam o Conclave e se iniciaram no dia 4 de março.
Fonte: Canção Nova

sexta-feira, 8 de março de 2013

Nota de Dom Lucena pelo Dia Internacional da mulher


A Diocese de Guarabira, na pessoa do Bispo Diocesano, homenageia todas as mulheres, por acasião deste Dia Internacional da Mulher - 08 de março.

Neste dia, em particular, a Igreja agradece os carismas das mulheres, as vitórias, que são frutos da fé. Saudamos as mulheres que por vocação e missão, constroem um mundo de paz e de vida. Lamentamos, por um lado, as situações de violência sofridas pelas mulheres em pleno século XXI. Por outro lado, é motivo de alegria o crescimento da verdadeira consciência da missão e da dignidade da mulher na sociedade atual.

Manifestamos a nossa gratidão pela presença de tantas mulheres na evangelização. Mulheres presentes nas pastorais, movimentos e serviços da Igreja de Jesus Cristo. 

Que Nossa Senhora da Luz, modelo de Mulher, Mãe de Jesus e nossa, esposa e trabalhadora e Padroeira da Diocese de Guarabira, proteja todas as mulheres do Brejo Paraíbano e do nosso país.


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo Diocesano de Guarabira

quarta-feira, 6 de março de 2013

Mudanças do Clero na Diocese da Guarabira


Após Retiro Anual do Clero Dom Lucena anuncia mudanças na Diocese de Guarabira.



Após o Retiro Espiritual Anual do Clero, ocorrido entre 25 de fevereiro e 01 de março, o Bispo Diocesano Dom Lucena, anuncia mudanças na Diocese de Guarabira.

O anúncio aos fiéis ocorreu oficialmente neste domingo(03), pela manhã durante a Celebração da Santa Missa Dominical, na Catedral de Nossa Senhora da Luz, em Guarabira. As mudanças entrarão em vigor, a partir do mês de abril.

Veja abaixo quais foram as alterações:

- O Santuário Frei Damião que tem como atual Reitor o Revmo. Pe. Gaspar Rafael, será administrado por Frades Capuchinhos.

- O Santuário Sagrada Família (Cruzeiro de Roma), em Bananeiras, será administrado por uma nova congregação que chega a Diocese de Guarabira: "Os irmãos do Campo".

- A Paróquia Santo Antônio, em Guarabira, que tem como atual administrador paroquial o Revmo. Pe. Cícero Roberto, também será administrada pelos Frades Capuchinhos.

- O Revmo. Pe. Cícero Roberto, transferido do  ofício de administrador Paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Guarabira para o ofício de administrador da Paróquia Sagrada Família, em Belém-PB.

- O Revmo. Pe. Gaspar Rafael transferido do ofício de administrador da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarabira para o ofício administrador Paroquial  da Paróquia Santo Antônio, em Cacimba de Dentro.

- O Revmo. Pe. Romildo José, transferido do ofício de administrador paroquial da Paróquia Santo Antônio em Cacimba de Dentro, para o ofício de administrados Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarabira.

- O Revmo. Pe. Marinaldo Flor, transferido do ofício de vigário paroquial da Paróquia Sagrada Família em Belém, para o ofício de vigário Paroquial da Catedral de Nossa Senhora da Luz. O mesmo também assumirá o ofício de vigário paroquial da nova Área Pastoral (Comunidade Jesus ressuscitado), a ser criada, no Bairro Primavera, em Guarabira.

- O Revmo. Pe. Paulino Nunes, transferido do ofício de Reitor do Santuário Sagrada Família (Cruzeiro de Roma) para o ofício de Vigário Paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Cacimba de Dentro.